sexta-feira, 16 de agosto de 2013

IP dinâmico? Use o ddclient.

Se você usa uma banda larga com ip dinâmico e necessita acessar a sua máquina remotamente, como você faz para descobrir o ip que ele tem no momento?

Há várias sites que podem ser usados para isso, como o DynDNS e o Noip. Como eu tenho um domínio registrado, eu prefiro o Zoneedit.


Após de cadastrar no site, basta adicionar um nome qualquer para a tua estação (no meu caso eu adicionei duas: uma para a  estação que tenho em Itaquera e outra para a empresa onde trabalho, que chamei de Cultura, além de estar usando ipv6).

Em seguida, instale o ddclient em tua estação Linux. Após a instalação abra o arquivo /etc/ddclient.conf e altere conforme o exemplo abaixo.

#
# /etc/ddclient.conf

protocol=zoneedit1
use=if, if=teredo
server=dynamic.zoneedit.com
login=ricardo
password='segredo'
cultura.ricardo.olonca.nom.br

protocolo=zoneedit1: diz qual o tipo de serviço você vai usar, já que o ddclient tem suporte ao DynDNS, NoIP, entre outros. No meu caso eu uso zoneedit1;
use=if, if=teredo: diz a interface que será usado pelo ddclient. No meu caso, a interface teredo é a que receberá o ip válido;
server=dynamic.zoneedit.com: o endereço do site. Na instalação do ddclient esse valor será configurado conforme o serviço (DynDNS, NoIP, etc) que você escolher;
login=ricardo: O seu usuário no site;
password='segredo': A senha, já que o ddclient vai alterar os registro dinamicamente;
cultura.ricardo.olonca.nom.br: O endereço que esse equipamento vai usar. Esse endereço deve estar cadastrado no teu serviço de dns dinâmico escolhido.

Quando a rede subir, o ddclient vai pegar o ip da interface escolhido e, usando o usuário e a senha cadastrados, vai acessar o site do serviço escolhido e atualizar o registro. Assim, você poderá acessar o equipamento de onde quiser. 

$ ping cultura.ricardo.olonca.nom.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário