sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Como anda o teu link?

Uma forma de monitorar o uso do link, ou de qualquer rede, é instalando um software, como o Darkstat, na saída do link. Ele fica monitorando a rede e contabilizando os dados, gerando gráfico e relatórios, como na imagem abaixo.

Esse gráfico mostra como anda o link no momento. As informações são atualizadas em tempo real. Vale lembrar que os dados aqui são mostrados em bytes, e o link é medido em bits. Como tenho um link de 100Mbps, transformando isso em megabytes, temos um máximo de 12,5Mb. Podemos ver no gráfico dos últimos 60 segundos que houve um pico de 11,6Mb, ou seja, estou muito perto do limite da banda. 

Outra informação importante é sobre os equipamentos que estão usando a rede, como na imagem abaixo.




Podemos ver que o servidor 200.136.27.50 é o maior responsável pelo upload, enquando que o 200.136.27.146 é o campeão de download. Eu sei que o primeiro é um servidor de web com grande volume de acesso, enquanto que o segundo é meu gateway. 

O Darkstat consome poucos recursos e pode ser instalado em qualquer máquina. No Debian, para instalá-lo, digite num terminal, como root: 

# apt-get install darkstat 

Após a instalação, edite o arquivo /etc/darkstat/init.cfg. Abaixo descrevo as principais opções que devem ser mudadas.

  • INTERFACE="-i eth0" - Diz qual interface vai ser monitorada. Isso é muito importante para saber quando um acesso é upload e quando é download.
  • LOCAL="-l 192.168.0.0/255.255.255.0" - Diz qual a vlan. Isso é muito importante para a geração correta dos gráficos.
Após configurar o sistema, reinicie o processo.

# /etc/init.d/darkstat restar

Para ver os dados, acesse http://ip_do_equipamento:666


Nenhum comentário:

Postar um comentário