terça-feira, 30 de julho de 2013

Configurando impressoras com Cups e Swat

O Cups é uma das ferramentas usadas para administrar impressoras e filas de impressão no Linux. Ele tem se tornado padrão em muitas distribuições, substituindo o Lpd. Com o Cups ainda há a possibilidade de usar uma interface web para configurar a administrar suas impressoras e tarefas de impressão.

Primeiramente é necessário instalar as ferramentas necessárias.

# apt-get install cups swat

Após a instalação, basta acessar, através de um navegador, o endereço http://localhost:631


Nesta tela você pode fazer os ajustes que forem necessários. Por exemplo, para ver as impressoras instaladas, acesse a aba Printers.


Para instalar uma nova impressoras, acesse a aba Administration e clique em Add Printer.


Após uma pequena demora, o Cups trás todas as impressoras locais e da rede que podem ser instaladas. Escolha a que você quer instalar.


Confira os dados e clique em Continue.

Agora  são apresentados os drivers disponíveis para a impressora. Geralmente o Cups acerta, mas caso não, escolha o drive mais apropriado.

 Escolha a resolução padrão que você quer trabalhar. Dependendo da impressora, outras opções podem aparecer.


Pronto. Sua impressora está instalada. Se você tiver várias impressoras do mesmo modelo, você poderá fazer um pool de impressoras. Dessa forma, o usuário verá apenas uma impressora, e o Cups se encarregará de enviar o arquivo para a impressora que estiver ociosa. Ótimo para empresas que trabalham com centrais de impressão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário