quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dicas do comando "cd" para facilitar a navegação pelas pastas do sistema

O comando cd é usado para navegar pelas pastas do sistema. Por exemplo, para entrar na pasta /etc basta digitar:

$ cd /etc

Se quiser entrar na pasta /etc/apache2, supondo que você esteja em /etc, há duas formas:

$ cd apache2
$ cd /etc/apache2

A primeira forma não há "/". A primeira barra sempre faz referência à pasta raiz (semelhante ao drive C no Windows). Como já estou dentro de /etc, então digitar "cd apache2" fará com eu entre na pasta "apache2" que está dentro da pasta atual, etc.

Na segunda forma eu especifiquei o caminho completo da pasta, /etc/apache2. Neste caso eu posso estar em qualquer pasta que esse comando vai funcionar.

Pois bem. Agora vamos aos atalhos. Primeiramente, vamos verificar em qual pasta estamos:

$ pwd
/etc/apache2

Para irmos para a pasta /home, digitamos:

$ cd /home
$pwd
/home

Para voltarmos para a pasta /etc/apache2 (a pasta anterior), basta digitar:

$ cd -
/etc/apache2

Se eu digitar novamente "cd -" vou novamente para a pasta "/home".

$ cd -
/home

Para ir ao dirotório raiz basta digitar:

$ cd /
$pwd
/

Para ir para a minha pasta de trabalho, basta digitar:

$ cd
$ pwd
/home/ricardo

Quando digito "cd" sem argumento, o comando vai te encaminhar para a pasta definida na variável $HOME.

$ echo $HOME
/home/ricardo

O mesmo ocorre com o parâmetro "~". Se eu quiser ir para a minha pasta "tmp" que está dentro do meu home, eu posso digitar:

$ cd ~/tmp
$ pwd
/home/ricardo/tmp

Para acessar uma pasta acima (a pasta pai) digite:

$ cd ..
$ pwd
/home/ricardo

Se quiser acessar duas pastas acima (a pasta "avô" da atual), digite:

$ cd ../..
$ pwd
/

Se você pretende tirar uma certificação LPI você deverá conhecer esses atalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário