sexta-feira, 4 de maio de 2012

Faça um cd bootável do teu pc com Bootcd

Com o Bootcd dá prá fazer uma distribuição Linux a partir do teu pc. Ou seja, é possível criar uma distribuição live-cd contendo exatamente o que o teu desktop tem.

Execute, como root:

bootcdwrite


e siga os passos solicitados. O sistema criará uma imagem iso contendo todos os softwares do teu computador. Bastará queimar essa iso em um CD e pronto. Um live-cd personalizado novinho em folha. Lembrando que haverá o limite de 4Gb para o CD.

Também é possível, após gerar o CD, gravar os dados em uma nova máquina usando:

bootcd2disk

Isso vai gravar os dados do cd novamente no disco. Leia, e altere conforme a necessidade, o arquivo /etc/bootcd/bootcdwrite.conf para maiores detalhes.

Além de ser ótimo para clonar máquina Linux, ele também pode ser útil para fazer uma instalação onde o drive da controladora de disco, por exemplo, não está disponível no cd de intalação original. Em uma situação parecida que passei, instalei o Debian em uma máquina virtual, instalei os módulos da controladora scsi seguindo as instruções do fabricante, gerei o live-cd através do bootcdwrite. Em seguida, dei boot no servidor com este live-cd e executei o bootcd2disk (alterando os arquivos /etc/bootcd/* conforme minha necessidade). A instalação ocorreu sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário