sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deduplicação com LessFS

Quem administra um servidor de arquivos corporativo sabe dos problemas que ocorrem quando o usuário tem liberdade para gravar a alterar dados livremente. Entre os principais problemas podemos destacar:
  • Ocupação de todo o espaço do disco rapidamente;
  • Arquivos de caráter pessoal;
  • Arquivos repetidos em várias pastas;
  • Várias versões de arquivos;
  • Demora para fazer o backup.
A deduplicação surgiu para tirar algum benefício do fato que existirem arquivos parecidos, como réplicas e arquivos com diferentes versões. Em uma réplica, o software de deduplicação pode apenas gravar um dos arquivos e criar links para os demais. Em arquivos de diferentes versões, os pedaços de arquivos comuns são gravados apenas uma vez, sendo criados links nos demais arquivos.

A ideia é fazer com que no sistema de arquivos nunca exista um cluster contendo os mesmos dados. Como isso, ganha-se espaço em disco. Esse ganho pode ser maior ainda usando-se compactação, além de diminuir a tempo do backup.

Escrevi um artigo onde mostro como usar o LessFS para deduplicar uma pasta em um computador desktop usando Debian Squeeze. Os benefícios podem ser ainda maiores se for usado em servidores. O endereço do artigo completo é http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Deduplicacao-com-LessFS/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário